Dieta vegana pode levar pais à cadeia

Views:


Projeto de lei polêmico pode condenar pais a até seis anos de prisão.

Um projeto de lei polêmico está em discussão no Parlamento da Itália. Ele prevê que pais sejam condenados à prisão caso obriguem seus filhos a seguir uma dieta vegana, sem qualquer alimento de origem animal. A proposta, de autoria do partido de centro direita Forza Italia e que ainda não votada, afirma que esse tipo de dieta "é desprovido de elementos essenciais para a saúde e o crescimento equilibrado das crianças".

O projeto prevê que os pais que não cumprirem a regra podem ser condenados a 12 meses de prisão. E a detenção pode chegar a quatro anos caso a criança sofra de doença ou lesão permanente e a seis anos de prisão, em caso de morte. A proposta polêmica foi apresentada no Parlamento após a notificação de quatro casos relacionados à má nutrição infantil no último ano e meio. As crianças que seguiam uma dieta vegana chegaram a ser hospitalizadas.

Por outro lado, órgãos como a Associação Americana de Nutrição, afirmam que as dietas veganas são indicadas para crianças, desde que os pais tomem cuidado para garantir que os filhos recebam a variedade de nutrientes necessários, especialmente a vitamina B12. De acordo com a agência Reuters, alguns médicos acreditam que os pais de algumas dessas crianças hospitalizadas não souberam como complementar uma dieta vegana de modo seguro.

O projeto de lei deverá ir a plenário ainda este ano, após ser discutido por comitês parlamentares. Enquanto isso, outros três projetos que propõem tornar opções veganas e vegetarianas mais comuns nas cantinas italianas entram em votação.

De acordo com a Sociedade Vegetariana Brasileira "quando a dieta vegetariana é seguida no longo prazo, reduzimos as taxas de mortalidade de doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e obesidade, que são fatores que colocam a qualidade e expectativa de vida em risco". A organização explica ainda que nutrientes como ômega-3 e ferro estão presentes em alimentos da dieta vegana, o que acaba por compensar a ausência de alimentos de origem animal.
Share on Google Plus

About Redação

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário